Já faz algum tempo que a musculação está na moda e a estilo de vida fitness passou a fazer parte da realidade de muitas pessoas. Com isso, os jovens estão começando a entrar cada vez mais cedo na academia e a preocupação dos pais e especialistas é de que forma isso pode influenciar no desenvolvimento deles.
Mas será que existe uma idade ideal para começar musculação? Bem, para entender direitinho esse assunto e estar de acordo com o que é indicado para a saúde.
Alguns especialistas da área de saúde não costumam estipular uma idade específica para começar a prática da musculação, afinal os jovens são muito diferentes entre si e a alimentação que possuímos hoje em dia, faz com que seus corpos evoluam muito mais rápido.
No caso, dos pais identificarem essa aceleração do desenvolvimento da criança, é necessário procurar um especialista para que o mesmo acompanha e indique a musculação.
Existem ainda os casos de obesidade infantil, que fazem com que a criança e o jovem ingressem cedo na academia, mas nesses casos deve ser dada a recomendação de um especialista.
Então não existe uma idade ideal para praticar musculação?
Bem, como mencionado, muitos especialistas recomendam o acompanhamento médico, no qual o próprio profissional vai indicar se o desenvolvimento do jovem já é condizente com a musculação.
Entretanto, outros especialistas estipulam, exceto para os casos especiais que comentamos, a idade média de 14 anos para que se comece essa prática física, isto porque, nessa idade, tanto a ossatura, quanto a estrutura corporal e a altura já estão num nível de estabilidade.
Quando esse processo de crescimento já está estabelecido, o jovem pode iniciar a musculação com bastante cuidado e se possível com o acompanhamento de um profissional da área.
Mas e se o médico não recomendar a musculação?
Existem alguns profissionais que opinam negativamente sobre a prática da musculação precoce, mas existem diversos tipos de atividade que podem proporcionar um condicionamento físico de forma saudável.
O futebol é o mais comum deles mas para quem quer desenvolver os membros superiores, a natação é a mais recomendada, além de ser um esporte que melhora a respiração.
Uma outra opção é a dança, mas mais variadas. Além de proporcionar a definição do corpo, a dança trabalha os movimentos, a flexibilidade, o ritmo, a resistência, entre outras habilidades que serão desenvolvidas a partir da prática regrada dessa atividade.